Tribulus terrestris é um suplemento fitoterápico, ele vem de uma planta chamada Videira de punctura, a mesma é uma erva daninha, com origem da Índia. Essa erva é muito utilizado na Europa, seu aparecimento é desde a década de 70, já na China é uma erva medicinal consumida há séculos.
Essa era uma planta muito utilizada para aumentar o desempenho sexual masculino, mas depois de vários estudos realizado sob a planta, descobriu-se vários benefícios encontrados na mesma.
A Saponina é o seu princípio ativo. Todos os resultados buscados pelo uso desse extrato vem dela. Massa muscular e força, estímulos mentais e físicos e tonificação são alguns efeitos desse extrato. Isso acontece pois ela estimula a produção natural da testosterona.
Esse fitoterápico pode substituir alguns anabolizantes e suplementos que prejudicam a saúde e o corpo, mas para isso, você deve conhecer muito essa erva, pois ela pode causar alguns malefícios à saúde.
Se você quer saber tudo sobre essa erva, neste artigo explicaremos. Confira, a seguir!
Benefícios do Tribulus Terrestris
A Tribulus terrestri pode trazer inúmeros benefícios à saúde, alguns deles estão relacionados até com a saúde sexual. Veja, a seguir!
Ereção duradoura
Esse é um benefício que foi comprovado por meio de estudos em humanos. Como foi dito anteriormente, essa erva estimula os níveis de testosterona no corpo, mas isso só ocorre devido à presença de protodioscina, logo, a contribuição para uma ereção mais longa é imediata.
Aumento da libido
Isso ocorre pois a planta leva a um aumento transitório da testosterona, logo, isso faz com que haja um aumento da libido. Os estudos que demonstram esse fato funcionam em alguns casos e em outros não, mas é garantido uma melhora no desempenho sexual.
Melhoramento de fertilidade
Essa erva melhora a criação e aumento de espermatozoides nos homens e sem contar que contribuiu para a ovulação da mulher, logo, estudos indicam que essa é uma ótima opção para a melhora da fertilidade.
Reduz a pressão arterial
Isso acontece por dois motivos, o primeiro é uma estimulação da substância chamada óxido nítrico, que contém um efeito vasodilatador, o segundo motivo é por conta de ser impossível as grandes quantidades de reprodução de angiotensina, que aumenta a pressão arterial. Porém, estudos foram realizados apenas em animais, mas o efeito nos mesmo foi imediato.
Contribui para o controlamento de triglicerídeos
Outra pesquisa realizada em ratos, nota-se a redução da glicose, mas ainda não foi concluído qual mecanismo isso proporcionou.
Aumento da testosterona e ganho de massa muscular
Como foi dito anteriormente, essa planta ajuda no estímulo natural da testosterona, isso acontece devido ao fato da mesma conter protodioscina.
Essa erva também é muito procurada por pessoas que treinam, alguns estudos dizem que ela substitui anabolizantes e suplementos, pois está ligada ao aumento da captação de óxido de nítrico, esse é um composto que auxilia a levar sangue e nutrientes à musculatura.
Além do mais, essa planta também auxilia na densidade mineral óssea, portanto, é uma ótima opção para pessoas com problemas com fraqueza óssea e muscular. Ou então ela pode ser usada para diminuir os sintomas pré-menstruais e até mesmo da menopausa.
Efeitos Colaterais do Tribulus Terrestris
Apesar do aumento da testosterona auxiliar em alguns benefícios, o consumo exagerado pode ter alguns malefícios à saúde, pois o nível de testosterona pode subir mais que o necessários acarretando em problemas como: aumento de pelos e níveis de agressividade e alongamento da glândula da próstata.
Além do mais, o correto é não consumir Tribulus Terrestri antes de se alimentar, pois o consumo pode levar a dores estomacais e até náuseas.
É de grande importância seguir as orientações de doses do consumo em cada embalagem, pois essa planta pode trazer vários efeitos colaterais. O recomendado é que pessoas com problemas cardíacos, diabetes ou crianças, gestantes e lactantes não consuma a mesma.
Em mulheres, o consumo em excesso pode resultar no aumento do clitóris, mudança do ciclo menstrual, espinhas e infertilidade.
Nos homens podem ocorrer piora no câncer de próstata ou câncer de testículos. Sem contar, que por afetar os hormônios masculinos e femininos, pode gerar o aumento de mamas nos homens, essa disfunção é chamada ginecomastia.
Como tomar o Tribulus Terrestris?
Para consumir essa planta, o corretor é procurar ajuda médica já que ela age de várias maneiras. Porém, as doses de consumo irão variar de acordo com cada necessidade do consumidor.
Você pode encontrá-la em pó (trituração da erva) ou o extrato seco. Normalmente as doses variam entre 240 miligramas é 1,6 gramas. Os extratos de melhor qualidade tem que possuir uma concentração melhor de Saponina.
Por exemplo, se um produto conter cerca de 50% de Saponina ele irá atuar de forma menor do que um que contém em torno de 80% que é o recomendado a consumir. O de 50% irá precisar de uma dosagem maior para que os efeitos sejam percebidos.
Assim como outros suplementos, o tempo de suplementação vai variar de 4 a 8 semanas. Porém, em todo caso, procure prescrição médica se você tem problemas de ereção ou uma queda hormonal. Nas mulheres, o consumo deve ser feito cinco dias antes da menstruação descer e só voltar tomar depois do fim desse ciclo, pois pode causar uma mudança.
Onde comprar Tribulus Terrestris?
A Tribulus Terrestris geralmente são vendidos por prescrição médicas. Porém pode ser manipulada em farmácias ou encontradas até mesmo em lojas de suplementos. Mas, tome cuidado, pois essas lojas provavelmente tem a venda proibida e o produto pode ser falso.
Preço
O preço vai variar de acordo com a marca. Mas a média é em torno de R$50,00. Se você ficou interessado neste produto, pode optar pelas opções de compra pela internet.
Os benefícios da erva são bastante interessantes, inclusive para aqueles que buscam melhorar a vida sexual. O produto é capaz de efetivar a saúde e a qualidade de vida dos homens e mulheres. Se estiver aliando uma boa alimentação e exercícios físicos ao uso do tribulus, com certeza, haverá resultado mais positivo ainda!
Se você gostou das informações que esse artigo lhe proporcionou, compartilhe conosco sua opinião.
Deixe uma resposta